Organização de Geladeira

Olá!!


Você tem dúvidas sobre organização de geladeira? E a limpeza, sabe como fazer?

O primeiro passo é retirar tudo dela. Coloque sobre uma mesa limpa (ou isopor, caso tenha) e verifique a validade de todos os produtos. Descarte alimentos vencidos, ou que esteja com qualquer alteração em seu aspecto natural ou com odor ruim.

Depois de descartar alimentos vencidos ou estragados, você pode limpar toda a parte interna com esponja e detergente neutro, retirar a espuma com um pano bem limpo, e utilizar uma solução de vinagre de álcool com bicarbonato (1/2 xic. de vinagre para 1 col. de café de bicarbonato), ou produto de limpeza específico, para higienizar completamente. Mas atenção: não use produtos muito “perfumados” ou fortes, como a água sanitária, pois o cheiro demora para sair e pode influenciar no odor dos alimentos. O vinagre com bicarbonato não deixa nenhum cheiro algum. Após a limpeza interna (prateleiras, grades, gavetas, porta e congelador), é hora de organizar os alimentos.

limpeza de geladeira

Otimize espaço usando cestinhas vazadas ou com furinhos (que possibilite a circulação de ar frio no interior do equipamento), ou até mesmo potes (de sorvete), para organizar frutas e verduras, na gaveta própria para isso. Antes de guarda-los, higienize-os. Você pode deixar frutas de casca lisa, vegetais e folhas, de molho por 15 minutos, com hipoclorito de sódio (uma solução vendida em mercado, para este único fim), ou uma solução de 1L de água para 1col. de sopa de água sanitária. Depois deste período, lave bem em água corrente e seque todos eles para que não fique úmido e acabe estragando. O ideal, é que assim que você chegar da feira, já faça esta higienização. Separe os tipos de vegetais e frutas nas cestinhas ou potes.

gaveta de geladeira organizada

Ovos, não devem ser guardados na porta da geladeira. É um local com muita variação de temperatura, por conta do abre e fecha da porta. Isto pode estragar os ovos mais rápido. O ideal é guarda-los em organizadores próprios para ovos e descartar a embalagem de papal onde ele é vendido. Caso você compre os ovos em embalagens de plástico, você pode usar tranquilamente, limpando a embalagem por fora. Latinhas de bebidas, leite, garrafas de água e sucos, assim como temperos e molhos, podem ficar na porta, mas, tenha cuidado com o peso. Uma porta pesada, impede a borracha de vedar corretamente a geladeira.

Procure usar potes próprios para queijos e embutidos (presunto, salame, mortadela, etc.). Dê preferência aos potes com tampas herméticas, de vidro ou que vedem bem. Não guarde panelas com alimento dentro. Você pode usar cestas transparentes para colocar iogurtes e leites fermentados para que fique de fácil acesso para todos da casa. Você também pode deixa em uma bandejinha, doces, pastas e geleias que se utiliza nos cafés da manhã e tarde, assim você pega tudo para aquele mesmo fim. A mesma coisa com molhos de salada, e temperos líquidos, quando for usar no almoço ou jantar, já estará tudo junto, à mão.

Organizadores de acrílico para geladeira

Carnes vermelhas, branca, frutos do mar ou caças, devem estar sempre separados e registrados com etiquetas e data de validade. Não misture aves com frutos do mar, por exemplo. Procure acondicionar cada um em seu lugar, para não correr o risco de um “pegar” a cheiro do outro, ou você confundir o tipo de carne, pela cor ou consistência serem parecidas.

Procure manter a geladeira sempre om ordem, e pelo menos uma vez por semana dê uma revisada nos alimentos prontos, industrializados e vegetais, para saber se há algo que estragou ou já está muito tempo guardado. Observe a temperatura ideal do seu aparelho para a quantidade de alimentos, e o clima da sua região. Uma geladeira organizada, traz praticidade no dia a dia corrido da família, ajudando encontrar rapidamente os alimentos e facilitando muito a vida de quem for preparar as refeições


E aí, gostou das dicas?

#produtosorganizadores #limpeza #geladeira #alimentos #organização

Posts em destaque
Posts recentes