Como se livrar das traças

Ola!!!

Hoje vamos abordar um assunto relacionado ao cuidado com as nossas roupas e o armário em que as guardamos.

Você sabe o que é “traça”? Pois bem, aqui no Brasil, chamamos de traça, dois tipos distintos de insetos, que na verdade são “mariposas”. As traças, são as larvas que se tornarão mariposas, e é neste estágio que elas costumam causar alguns estragos. Os dois tipos mais conhecidos de traças são: traça-do-livro e traça-da-roupa.

O biólogo e pesquisador da área de entomologia da Universidade de São Paulo Bruno Zilberman, diz que as traças, são insetos de hábitos noturnos, gostam de lugares escuros e de umidade. Se na sua casa tem traças, você já deve ter se deparado com uma larvinha “passeando pelas paredes”, envolvida por um casulo bem fino e esbranquiçado.

traça branca e traça de casulo

Não existem estudos que comprovem qualquer dano à saúde humana, mas elas podem causar danos às nossas roupas. As traças-da-roupa, se alimentam de queratina (fazendo pequeno furos no tecido). Ou seja, materiais de origem animal, como: lã, couro, seda, peles e casimira. Tecidos sintéticos não possuem queratina na composição, portanto não são alvos para as larvas.

Para se livrar das traças, é importante ficar olho em lugares escuros e úmidos da casa, onde as traças gostam de ficar; é muito comum também, elas virem “escondidas” em caixas que trazemos para casa. A prevenção e a limpeza, são as palavras chaves. É preciso manter os rodapés e frestas sempre limpos, usar sempre o aspirador de pó, e reduzir a disponibilidade de “alimento” para as traças. Isso inclui não guardar no armário, roupas já usadas, só guarde as roupas que estiverem limpas.

Podemos também dar “banho de sol” nas peças (com cuidado para não ficar tempo demais e queimar a cor), ou deixar as roupas “pegarem um ventinho”. Outro truque é colocar algumas folhas de louro no armário, também pode-se usar chavo da índia, na sua forma natural, ou em sachês. Existem também, sachês com a finalidade de espantar as traças. Flores de lavanda também ajudam a inibir os insetos enquanto também perfumam o ar. Se você gostar, pode usar algumas gotinhas de óleos essências de laranja e limão - tanto em armário quanto em gavetas- pois possuem um composto que inibe as traças de ficarem no local. Produtos de limpeza com o odor lima/limão também ajudam.

Você ainda pode usar uma mistura de água com vinagre branco ou de água com cravos e álcool para limpar os armários. Não guarde livros e papeis junto com as roupas, para não atrair a outra especie de traça para seu armário.

sachês de lavanda anti traça

O importante é sempre manter armários, gavetas e roupas limpos, abrir as postas e gavetas sempre que possível para que o ar circule, de tempos em tempos deixar as peças “respirarem”, e ficar sempre de olho nelas. A qualquer sinal de furinhos na roupa, faça imediatamente uma limpeza geral no armário, deixe as postas abertas para o ar novo entrar e depois guarde as peças. Com estas dicas e truques, é possível ficar livre de vez das traças-da-roupa!! #FicaDica

Fontes: https://www.ecycle.com.br/5851-traca-tracas-como-eliminar-acabar

http://www.superorganizado.com.br/index.php/organizacao-da-casa/armarios-e-closets/47-como-acabar-com-as-tracas

#closet #traçadaroupa #personalorganizer

Posts em destaque
Posts recentes