A série do momento


Olá!!

Você já assistiu algum capítulo da nova série da Netflix, "Ordem na Casa" (original "Tidying Up") com Marie Kondo? Marie, ficou mundialmente conhecida por seu livro "A mágica da arrumação" e seu método de organização chamado Konmari. Na série e no livro ela aborda algumas questões muitos importantes, já comentadas aqui, como: descarte, desapego, dobras, fotos, entre outros.

Vamos levantar alguns pontos da série, sob o ponto de vista da "profissional de organização" e nossa realidade aqui do Brasil. Não temos o intuito de criticar de forma alguma, mas ver os temas sob a ótica de quem trabalha com organização diariamente, vamos lá?

1º -"A mágica da arrumação" que Marie Kondo propõe, é para que a pessoa faça a "sua própria mágica". Ela propõe que cada um faça sua organização, com o modelo proposto por ela seguindo os passos do método Konmari. É claro que isto é possível sim, mas a organização feita por um profissional, atende muitas necessidades que a pessoa fazendo sozinha talvez não contemplaria.

2º- O descarte, é um processo que envolve não somente pegar as coisas e ir jogando fora, ou tirando de um cômodo e colocar em outro. É um processo muito mais "emocional", é extenuante e cansativo, pois mexe com emoções e lembranças. Mais uma vez, a pessoa consegue fazer sozinha, por conta? Sim. Mas com ajuda profissional o processo não é tão longo e doloroso, um profissional tem as técnicas objetivas para ajudar com esta situação tão delicada, e torna-lo menos sofrido.

3 º - Dobras, sem "guia", ficam desproporcionais. Na série, vemos Marie ensinando "como fazer a dobra", de uma forma bem simples (algumas vezes ela até dobra as roupas no chão), a técnica funciona para dobrar, mas, para que o resultado fique bonito visualmente e ajude a manter o padrão de organização, é necessário usarmos um “guia”, que nós chamamos de gabarito. Além de todas as peças ficarem exatamente do mesmo tamanho, ainda proporciona você usar o espaço certinho que se tem disponível, de acordo com as medidas de cada gabarito.

4º - Gratidão- este pondo é muito importante, e com certeza as pessoas devem ter percebido, o quanto ela dá valor a isso. Ela ensinou cada participante da série, a ter gratidão por suas coisas, a casa onde moram, a família que tem. Não há nada mais inspirador para ser organizado, do que vermos tudo o que conquistamos, sempre à nossa disposição.

Este post, foi um pouquinho mais longo, mas é realmente para compartilhar com vocês o que observamos e aprendemos com a série. A ideia da série, é ser um guia prático, para que cada pessoa comece o seu próprio processo de organização, isso é muito válido e acreditamos que cumpre bem o seu papel. Com a ajuda de um personal organizer para ajudar, o resultado será muito mais profundo e duradouro para sua vida (por dentro e por fora).

Até logo, equipe Questão de Ordem.

#séries #dobras #personalorganizer

Posts em destaque
Posts recentes